domingo, 20 de março de 2011

BRINCADEIRA DE CRIANÇA...

Gente... Longe de mim bancar o falso moralista. Estou muito longe de ser um padre, um monge, um Messias, uma Madre Tereza, ou uma Sandy. Mas, preciso reiterar algo que venho dizendo nesses últimos meses, na qualidade de telespectador de Big Brother.

Não me limito apenas às ediçõezinhas tendenciosas da emissora, que insistem em novelinhas, em historinhas fajutas, favorecendo alguns, desfavorecendo outros e, no fim, não mostrando tudo aquilo que deveria ser mostrado. Vou mais além. A internet fornece a verdade que a gente busca.

Por exemplo, em relação ás festas, se eu não tivesse essa “segunda opinião”, não teria noção do grau de estupidez dos participantes. O pior de tudo é que os favoritos desta edição são os que mais apresentam comportamentos degradantes.

Hoje, a notícia da manhã em sites sobre o BBB (com exceção, é óbvio, do site oficial) foi sobre mais um ato enojante do participante Daniel, um dos grandes favoritos a levar esse prêmio. Diz-se que ele se masturbou no meio da festa. Sim, colocou a mão por dentro da calça e se masturbou, mesmo sendo repreendido pela “aliada” Diana.

Para algumas pessoas, “a máscara caiu”. Até o Site UOL, tão “politicamente correto” defensor dos participantes homossexuais (não importando o fator caráter), publicou uma notícia alegando que esse ato pode ter custado o favoritismo de Daniel. Não sei...

Muitos fãs xiitas e alienados já manifestaram uma aprovação cega a esse tipo de comportamento: “foi apenas uma brincadeira, gente”. Brincadeira ou não, ele estava em público. E não me refiro apenas às pessoas da casa, mas também a todas as pessoas que poderiam vir a assistir. O vídeo segue disponível no Youtube pra quem quiser ver, sem censura.


Não acredito que a “máscara” do Daniel caiu. Sempre tive um pé atrás com esse comportamento bipolar dele. Esse “Daniel rei das festas” surgiu a partir de uma festa que premiou o BBB mais animado. Lembram? Não é de hoje que venho chamando a atenção para esse comportamento ultrajante, que muitos (inclusive a produção) justificam como autênticos. Sim, Daniel é autêntico: um autêntico babaca.

Nem venha com esse papo de pureza, que não cola mais. Como um cara que faz discursos sobre desperdício de água desperdiça comida por diversão? Como um cara “do bem” consegue apresentar uma irritabilidade tão grande, a ponto de xingar gratuitamente seus colegas de confinamento, mesmo aqueles que ele diz adorar? Como um cara tão preocupado em defender as mulheres costuma levantar a saia delas nas festas, além de se despir por inteiro na frente de todos, chamando as amigas de “raparigas”? E outra: quando líder, diz adorar indicar alguém ao paredão e dá vestígios de soberba... mas, na liderança dos outros, é bajulador e demonstra tristeza em votar nas pessoas. Não sei... A mim, não me convence.

Por exemplo, no Carnaval, mais de 200 foliões foram presos, no Rio de Janeiro, pelo “simples” ato de urinar na rua. Foi no baile de Carnaval do BBB que Daniel urinou na toalha da mesa na festa, na frente de quem quisesse ver. A produção usou essa cena de modo irônico na edição, mas não repreendeu a atitude de Daniel.
                             
             
Será que é por isso que ele mente a idade? Claro... Fica feio para alguém com mais de 40 anos protagonizar essas ceninhas ridículas, não é mesmo?

Como também não repreende a visível apologia que Daniel faz ás drogas pesadas. Numa festa, afirmou ser usuário de todas, menos das injetáveis. Ontem, antes da cena da masturbação, havia simulado (junto com Diana), que estava fumando maconha. Logo após, simulou que estava cheirando lança perfume e disse, em bom tom: “Adoro lança-perfume!”.

No dia seguinte, ás vezes, ele parece sentir vergonha, ás vezes parece não se lembrar de nada, mas, no fim, acha até graça. Hoje mesmo, ele gargalhou diante do que relataram sobre a festa passada.

O curioso é que, neste BBB, os discursos do público mudam. Por exemplo, a Paulinha deve sair hoje porque ela “não se posicionou no jogo e se fez de amiga de todo mundo”. Ok, mas eu nunca vi Paulinha desconstruindo a imagem de nenhum outro participante. Não merece ganhar o programa, mas ser eliminada por uma Diana que faz questão de ser paparicada por ela, mesmo detestando-a... É demais pro meu fígado. Desculpe.

Pra falar verdade, nem a “traíra” da Jaqueline destilou venenos como Daniel, Diana, Maria, Talula, e Lucival fazem, até de maneira esportiva. Afinal, até a produção curte esse lado desleal do jogo. Desleal sim, pois, como eles não têm coragem de falar essas babaquices na frente dos ofendidos, estes não têm a oportunidade de se defender, ficando nas mãos de um público simplista, apegado simplesmente “no que seus ídolos dizem”.

Aí, me pergunto... O Diogo, tão criticado por muitos (inclusive por mim) por conta do comportamento degradante (se esfregar nas mulheres – inclusive nas mulheres dos amigos -, pregar violência, ofender desnecessariamente e gratuitamente as mulheres), foi dilacerado pela opinião pública. Arcou com as conseqüências. Agora, há quem deteste o Diogo, mas idolatre o Daniel, por ele ser “verdadeiro”. Isso é falta de inteligência, parcialidade ou é ignorância mesmo?

E, no BBB7, quando, numa discussão, o campeão Alemão também perdeu a paciência com a companheira de confinamento Carol (vice-campeã)? O mesmo Alemão, que nunca assistiu a nenhum BBB, foi selecionado numa balada, começou pregando “querer pegar todo mundo”, falou poucas e boas para a namoradinha Íris, mas, de repente, mudou o comportamento: passou a defendê-la de Alberto e Cia., fez um dos casais mais fake da história do BBB, se firmou na condição de homem apaixonado, ganhou o programa e, hoje, apresenta um programa sobre BBB no Multishow, na condição de ídolo (ué, ele nem gostava do programa).


Agora, fazemos "vista grossa". Achamos graça e encaramos com senso de humor. Se as atitudes de Daniel fossem matéria do Fantástico, o discurso seria outro. Ele seria degradante, inaceitável, repulsivo e imoral. Imagine um vizinho de condomínio fazendo o que o Daniel faz, numa festa no playground... Seria um comportamento aceitável? Um pai ou uma mãe não se incomodaria em vê-lo como amigo de sua  filha? No BBB, suas atitudes parecem "brincadeiras de criança".

Mas, voltando á discussão inicial, a produção não repreendeu os excessos do Daniel, nem quando ele violou uma das regras do programa (subtrair chocolates do quarto do líder). Então, não esperamos alguma atitude por parte das pessoas responsáveis por aquele programa. Mas, onde está o Ministério Público agora?

No BBB10, Marcelo Dourado fez a famosa declaração de que héteros não transmitem AIDS. Foi dito como preconceituoso, homofóbico, mau caráter, machista, grosseiro, enojante... Esqueceram que o "buraco era mais embaixo", e o que estava em jogo era um problema cultural, de falta de informação, implantado por uma sociedade historicamente burra. O Ministério Público perturbou tanto a Globo, que o Bial teve que “esclarecer” ao público que aquela afirmação estava errada. Há quem diga que a manifestação de Bial foi insuficiente, mas, como eu disse, não vou entrar no mérito da produção. O que quero dizer é que nada passou despercebido aqui fora. No fim, nem o próprio Dourado achou graça dessa história, pedindo desculpas publicamente, e reconhecendo que foi infeliz na declaração: "Me chamem de ignorante, mas não de homofóbico!"



Acredito que tudo de ruim que existe tem várias origens, várias sementes podres jogadas no seio da sociedade. A falta de respeito, de amor próprio, de educação e de responsabilidade, combinadas com a impunidade, são sementes podres.

Pra terminar, insisto... Não sou nehum puritano, mas também não sou nenhum pervertido. Se BBB é "Jogo de Comportamento", estou no direito de manifestar minha opinião sobre o comportamento dos confinados. Agora, pra quem acha que estou falando demais, pois isso é problema apenas do Daniel, e "sei lá o quê mais", lamento a passividade, a ignorância, a omissão, e a cegueira. Deus queira que essa "autenticidade" não bata à sua porta.

PS.: Para as discussões envolvendo o machismo desta edição, lamento informar que os maiores machistas não estão confinados. O diretor e o apresentador demonstram um machismo exarcebado, e é com esse machismo que pretendem fazer de uma "mulher objeto", habitante de seus sonhos mais pervertidos, a grande protagonista dessa edição. E o público ainda diz: "Até Bial percebeu o valor da Maria". Sim, se vocês também quiserem perceber esse valor, procurem os vídeos que ela fez para o "Club Dream Cam".

Desculpem. Eu acordei com dor de barriga.


Nenhum comentário: