domingo, 27 de março de 2011

É AGORA QUE EU DIGO: EU AVISEI?

Tsc tsc... No dia 4 de março, publiquei um texto com o título “Dossiê Daniel – Investigação Criminal”. Uma semana depois, publiquei o texto “Carta Para Lady Di”, onde eu tentava analisar o comportamento da Diana. Antes disso, eu vinha observando os dois, e me assustava com o prestigio que eles tinham perante o público.

Na verdade, para o público, era mais fácil apontar o dedo para MauMau e Cia. Diogo não media esforços para dizer ao mundo que pertencia a uma cultura machista, quiçá grotesca, até irresponsável. Maurício, por sua vez, voltou à casa, exteriorizando o que muitos tinham incubado: o desejo de se vingar das pessoas que queriam vê-lo eliminado. Rodrigão, por sua vez, ora era “acusado” de ser planta, ora era “acusado” de ser gay... Enfim, os três queriam chegar juntos à final, e se julgavam os mais merecedores.

Pausa. Nunca acreditei que eles eram os únicos a pensar assim. Eles pecaram apenas por exteriorizar suas vontades. Daniel, Diana e Maria também apresentaram um lado vingativo. Daniel e Diana apresentaram vestígios de uma soberba mais destrutiva que dos chamados “três patetas”.

Sim, pois... Eu não imaginaria o Rodrigão fazendo com o Maurício o que o Daniel anda fazendo com a Maria. Nem o Maurício fazendo com o Diogo essa cafajestagem. Vamos entender.


DANIEL


Na formação do último paredão de votos no confessionário, Maria tinha a opção de votar em Wesley (seu namorado), ou em Daniel (seu melhor amigo). Preferiu votar em Wesley. Não questiono essa decisão, mas não me desceu a reação dela após o paredão, de não dar nenhuma satisfação ao “suposto” namorado, que havia colocado na berlinda.

Enfim, essa foi a grande prova de lealdade de Maria. Quarta-feira, na festa, ela disse torcer para o Daniel, pois ele é merecedor. Entende-se: Maria tem uma boa condição de vida, e prefere abrir mão do prêmio, desde que seu amigo “necessitado” ganhe. Definitivamente, o mal desse BBB são os discursos prontos, que não devem ser nem sussurrados, quanto mais ditos enfaticamente.

Porém, na primeira etapa da prova do líder, aquela de resistência, Maria ficou até o final com Daniel, e não deixou o cara ganhar. Foi o fim. Daniel não se conformou. Evitou falar com Maria, e passou a falar com Diana o assunto preferido da loira: criticar alguém. Ambos manifestaram que Maria sairia no próximo paredão, passaram a criticar o casal que eles mesmos ajudaram a formar e manifestaram a torcida um pelo outro.

Daniel venceu a segunda etapa e mudou o semblante. Inverteu a situação e começou a chamar Wesley e Maria de invejosos, porque não ganharam a prova. Por fim, o pernambucano venceu a terceira e decisiva prova. Vale dizer que Maria ficou em último lugar, mesmo tendo vencido uma prova de resistência. Show...

Agora, Daniel e Diana parecem amigos de infância. Criticam a forçação de barra do casal que eles apadrinharam, não suportam a chatice da Maria, e querem chegar juntos à final, por se julgarem merecedores.

Aqui pra vocês!

DIANA


Sempre disse que Diana não curte ninguém da casa. Eles não pertencem ao seu mundo. Ela demonstrou isso, quando a Adriana saiu: “eu não fiz nada pra ela, blábláblá, e nem queria ser amiga dela, pois ela não faz meu estilo”.  Minha filha, esse jogo é um jogo de relacionamentos. E, a não ser que a pessoa deixe o coração aqui fora antes de entrar na casa, é impossível não haver envolvimento, afetividade, sensibilidade, compaixão.

Diana nega tudo isso. Ao perder sua turminha de fofoca, passou a odiar (odiar, sim – sabe, vontade de ver a pessoa se f...) o resto da casa. Principalmente Maurício, que conseguiu se vingar de Natália, e Adriana, que deu um merecido esporro em Diana.

Nesse plano, Diana se uniu de vez à estrategista Talula e se transformou em “amiga de infância” da líder Maria. Claro, Maria ia votar em Adriana. O gesto de Diana, em “blindar” a líder Maria, como numa espécie de escolta, foi histórico. Logo Diana, que, dias antes, não queria olhar pra cara de ninguém.

Mais do que isso, Diana tentou, com todas as forças, trazer a flutuante Paulinha para seu exército feminista. Maria deixou de votar em Diana algumas vezes. Numa dessas, preferiu votar em Wesley. Acontece que Maria se tornou inútil para Diana, a partir da eliminação de Maurício. Sim, pois Diana havia se tornado uma possível opção de votos, caso Rodrigão tivesse imunidade. Mesmo assim, Maria ainda preferiu indicar Paulinha ao paredão.

O roteiro estava perfeito. Sem Maurício, Jaqueline, Paulinha e Rodrigão, sobrou Diana e mais quatro. A loira sempre disse que o sonho dela era chegar até março e, pelas circunstâncias, já se sente na final do programa. Afinal, ela venceu o paredão mais “foda”, segundo ela: aquele em que o Rodrigão foi eliminado.

Sobre o casal, que ela fez questão de formar para ver se vingar do Maurício, Diana já começa a ver como ameaça. Estando no paredão, enfrentando um casal, percebe-se que está ameaçada. E ameaçada por algo que ela ajudou a criar? Bem feito. Quem planta merda colhe bosta. O que fazer? Tentar fazer o público acreditar que o casal é fake.

Sim, crianças... Vocês criaram dois monstros. Ingratos, rancorosos e sórdidos. Desmerecedores de vencer um jogo que preza a transparência, a verdade, a coerência e, acima de tudo, o relacionamento humano.

A não ser que vocês queiram ter amigos assim. Fica por conta de vocês.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pois bem... Agora, somos obrigados a aturar atitudes asquerosas, demonstrações gratuitas de ingratidão e prepotência. Não era isso que esses quatro sempre quiseram? Eles queriam eliminar “o outro grupo” a qualquer custo.

Agora, sem “o outro grupo”, por que tanto rancor, tanta raiva, tanta queimação de filme? Deveriam se reunir em volta de uma fogueira no quintal e cantar Kumbaya (no caso de dúvida, consulte o Google, ou o Youtube, se preferir). Mas, não...

Pior ainda é ver comentários do tipo: a máscara de Fulano caiu. Isso me deixa bem desapontado. Acho que até alienação tem limite.

Convenhamos...

Um comentário:

  1. Adorei! Perfeito a sua análise.

    Fico imensamente indignada em ligar a tv e ver esse quarteto do bem que se ama.
    que bbb é esse ?

    O povo julgou tanto o carater de Rodrigão e hoje vejo que esse mesmo público foi covarde em não assumir que Diana e Daniel juntamente com Maria são a pior espécie de gente que já passou por essa casa.

    Respeitavél publico !!!

    Terça feira teremos a gran finale dessa palhaçada!

    ResponderExcluir