quarta-feira, 16 de março de 2011

JOGOS BOÇAIS XI – EPISÓDIO 9

 
Por que Bonisaw não parece feliz?
Com a saída de Tamula da série, a temporada ganhou uma certa leveza: as extensas conversas estratégicas de madrugada saíram da pauta das atrações da série, para o bem da humanidade.

Vemaria ficou umas duas horas triste, mas Maudício não fez o mesmo que ela fez na semana anterior, quando chorava no túmulo do Dibobo. Não, Maudício não disse, histericamente “vamos beber!”. Mesmo assim, o enterro de Tamula não foi tão triste como parecia ser. Jaquelinda e Vemaria, suas companheiras de grupo imaginário, se entristeceram, e Biana decidiu se isolar (impressionante como Biana morre de amores por Tamula).

Mas os Jogos Boçais seguiam de vento e poupa e, pela primeira vez na temporada, contou com uma tragédia anunciada. Primeiro, Maudício se envolveu numa DR com Vemaria, que havia votado nele dias antes. Pareciam estar prestes a resolver as diferenças, e Vemaria até parecia mais madura, sem a companhia dos boçais Dandoel e Biana, que só querem ver o circo pegar fogo e o palhaço morrer queimado.

Quando Vemaria confessou ao “amado” (?) ter votado nele, o que foi uma falha do roteiro, Maudício provavelmente colocou uma pá de cal sobre qualquer esperança em reatar relacionamentos. E, de certa forma, se suicidou no jogo.

Nos Jogos Boçais, se você bater de frente com o grande vilão, Bonisaw, você não se torna mocinho, se torna otário. Maudício discutiu feio com o Sr. Bonisaw, e seu destino foi traçado por um telefone que tocou na hora errada e foi atendido por Dandoel, que foi enfático, apesar da cara de coitado. Dandoel indica Maudício ao paredão.

O fato é que, não importa quem o acompanhasse, a chance dele deixar a série era enorme. Sem contar a jogada de marketing de que as votações estavam tecnicamente empatadas (uma mentira), para as pessoas votarem ainda mais nele, no intuito de se obter um recorde de votação.

Ainda agonizando, Maudício recebeu um tiro de misericórdia, quando Vemaria e Urinésley, atendendo a pedidos de seus “amiguinhos” de ginásio, decidiram oficializar um namoro. Depois de tantos capítulos dessa novelinha, decidiram engatar um romance logo às vésperas da eliminação? Essas coincidências me fascinam...

Até porque a líder Paulada indicara Urinésley e a casa indicara Biana, já que Maudício, o anjo da semana, imunizara Podrigão. Fato consumado. Maudício morto pela segunda vez. Agora, em definitivo. Eu acho.

Eis que surge outro paredão. Jaquelinda, que vestia o rótulo de “traíra” nessa altura do campeonato, foi indicada pelo novo líder, o “nada bobo” Dandoel. A casa mandou Podrigão. Já a terceira indicação foi decidida por Podrigão e Jaquelinda, que vislumbraram a estúpida possibilidade de que Urinésley era mais fraco que eles.

E, assim, iniciou-se uma marcha fúnebre até a eliminação de Jaquelinda. De resto, sobraram seis pessoas no elenco, numa edição imprevisível e sem graça. Boa oportunidade para Bonisaw intervir, pela milésima vez na temporada, agora, seja para enaltecer seus preferidos, desprezar seus algozes, e fazer os Jogos Boçais mais contestáveis da história.

PS.: Há quem diga ser um jogo de cartas marcadas. Há quem diga ser apenas uma alienação coletiva. Mas esses Jogos Boçais tendem a premiar o que foi condenado nas temporadas anteriores, ou seja, fofocas, manipulações, mentiras, comportamentos degradantes, falsas alianças e, acima de tudo, discursos hipócritas e demagogos. Talvez, essa temporada nem seja lançada no tradicional Box de DVD, pois seria um fracasso de vendas, o oposto do sucesso da 10º temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário