quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JOGOS BOÇAIS XI - EPISÓDIO 5


O "Clube da Cueca Freada" tem uma ideologia machista,
mas derrapa nos duvidosos gestos de carinho entre si.

Maudício voltou por causa de Vemaria, que estava em “fase de conhecimento” com Urinésley. Na verdade, o que a moça estava quase conhecendo era o termômetro do doutor, que já registrava altos índices de temperatura. O público, sedento por sangue, queria ver aonde tudo aquilo ia dar.

Mas tanta expectativa terminou em decepção, quando a moça se mostrou submissa e passou o episódio inteiro rastejando aos pés do rapaz. Talvez, se pensarmos bem, isso só não foi pior que a reação dos demais personagens, que se acovardaram com a volta do Maudício.

Pra começar, o “Clube da Calcinha Suja” foi praticamente extinto. Tamula voltou a usar critérios de imparcialidade e, de quebra, achou interessante questionar Najália (afinal, foi a investigadora que havia indicado Maudício ao paredão). Enfim, todos pareciam estar aos pés do morto-vivo, que só faltava caminhar sobre as águas.

Em contrapartida, o “Clube da Cueca Freada” surgia com força total. Maudício, Podrigão e Dibobo se fecharam em um grupo que tem o objetivo crucial de provar ao mundo que as mulheres são umas imprestáveis. E como eles querem provar isso? Provando que são mais imprestáveis que elas.

Podrigão, que decidira falar, mostrou interesse pela novata Ardiana. A moça, que entrou no albergue dizendo ter compromisso, não resistiu aos encantos bananescos do rapaz, e se lixou para o que iriam pensar dela. E deu certo: ela tinha tudo para ser chamada de infiel, mas a fama de otária fala mais alto. Podrigão humilha, ofende, esculacha, vive passando manteiga no próprio corpo diante das câmeras, e adora ter assuntos estúpidos com seus amiguinhos de grupo. Dibobo e Maudício se juntam, fazendo um coro de deboche.

Por outro lado, Ardiana se mostrou firme, ao questionar outros participantes (Lucivai e Biana), que plantaram, na cabecinha doentia de Vemaria, que Maudício estaria interessado pela miss. Vemaria, sabendo disso, passou a olhar torto para Ardiana, que reagiu. Se bem que a frase ”cuide da sua vida e deixe a minha em paz” não foi bem vista pelo público. Acho que... Ih, deixa pra lá!
Escorregadio, Lucivai relevou a situação com Ardiana, mas Biana não abaixou a cabeça. Afinal, segundo Biana, a moça estava errada. Eis que o Big Fone toca e Ardiana atende o chamado. Tendo que indicar alguém para o paredão, ela indica Biana.

Biana declarou guerra à novata e, após dissertar sobre como seria ser sua justificativa de voto, votou na mesma, sem muitas delongas. Sua justificativa foi “afinidade”. O sortudo líder Urinésley indicou Najália, que começou a vê-lo como alvo. Na verdade, ela já estava morrendo de medo de Maudício, e decidiu rever seus conceitos. Como era de se esperar, a casa escolheu Lucivai para ser a terceira pessoa no paredão.

E veio mais uma festa. Bebedeiras, vexames, mulheres se rastejando a homens repugnantes... Até Biana se empolgou na desesperada intenção de se manter no jogo. Como Najália continuou inexpressiva, levou um sonoro esporro da amiga, e, como sempre, reagiu chorando. Parece que Najália sempre chora em seus momentos de destaque na temporada. Só não chorou quando o DJ Mocotó lhe bolinou naquela festa do terceiro episódio.

Lucivai foi eliminado no paredão tripo, deixando o público, ainda, na esperança de que Biana e Najália se acertassem. Mas tudo tem limite, até idiotice. Na formação relâmpago de um novo paredão, Tamula foi líder e, voltando à estratégia antiga, a de política, indicou Ardiana por “falta de afinidade”. Ai, Jesus. A casa, encabeçada pelo “Clube da Cueca Freada”, indicou Najália.

Na tradicional “brincadeira de segunda”, Dibobo, Talula e Ardiana foram eleitos para voltar à reedição do acampamento. As horas que antecederam a eliminação foram marcadas pela convicção de todos, inclusive da própria Ardiana, de que ela seria a eliminada. Engano total. Para uma tentativa de possível reviravolta, o público eliminou Najália.

Como poderia se esperar, Biana ficou inconsolável, mas, como sempre tem uma justificativa plausível e inteligente pra tudo, afirmou que a escolha do público se deu pelo motivo de o público “preferir peito e bunda, ignorando pessoas de verdade”. Tem razão. Não é a toa que as duas únicas mulheres vencedoras dos Jogos Boçais são lindíssimas.

Mas eu gostaria de destacar um personagem importante nesse episódio: Dandoel. Ele sempre foi apenas o “cara engraçado” e, ao contrário do que muitos acéfalos acham, ele é mais divertido que o Dibobo, por ser espontâneo. Era tipo um Hurley do Lost, mas com uns trezentos quilos a menos... Ou seja, o personagem feito para dar uma leveza à série, com uma forte pitada de humor, mas que não o levasse ao protagonismo (afinal, a série não é de comédia). Ocorre que, inconformado com o machismo, principalmente por parte do Dibobo, e reagindo, embora de forma quase anônima (falando por trás) às peripécias do “Clube da Cueca Freada”, Dandoel passou a ser visto com outros olhos, e tem conquistado a admiração do telespectador.

PS.: Mesmo sem fazer muita coisa, o “Clube da Cueca Freada” dissolveu o forte “Clube da Calcinha Suja”. A covardia delas foi marcante, mas... Chegar ao ponto de ignorar as grosserias dos homens, colaborando com tais atitudes, aí já é demais. Por se desvalorizarem tanto, a tendência é fazer com que o clubinho masculino se fortaleça, pelo menos, dentro do confinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário