quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

JOGOS BOÇAIS XI - EPISÓDIO 3

Na véspera de sua eliminação, Micherguy,
digamos... bebeu um pouquinho demais.
Finalmente, essa temporada de “Jogos Boçais” apresenta sinais de melhorias. Obviamente, essa melhoria não se deu por conta dos personagens, que continuavam andando em círculos. A reviravolta foi provocada por Bonisaw, já desesperado com o andamento de sua empreitada.

A primeira intervenção, nada cirúrgica, foi a execução de um casal. Isso mesmo: um homem e uma mulher seriam executados no mesmo instante. Foi no terceiro episódio, também, que entraram dois novos personagens na trama. Mas, seguindo a máxima do grande filósofo contemporâneo, Chico Picadinho, “vamos por partes”.

Primeiramente, gostaria de destacar o surgimento da grande vilã da temporada: Tamula! Isso mesmo: Ao lado de Dibobo, são os dois grandes manipuladores do albergue. Acontece que o rapaz está mais preocupado com sua imagem de paspalho, enquanto a moça não me de esforços pra triturar quem lhe cruzar o caminho. Pra falar a verdade, em três semanas, ela foi imunizada duas vezes, por dois "anjos" diferentes.

Mais do que isso, ela se firmou como uma espécie de chefe do seu bando, fazendo a cabeça de Jaquelinda, Vemaria e Dandoel contra as pessoas do outro bando, ao mesmo tempo que se aproxima de Dibobo, eleito (por ela) para o papel de protagonista do filme.

O final do episódio, tenho que admitir, até que teve um quê de interessante. O boneco de ventríloquo que canta rap (Igornorreia), assume a liderança, com a missão de mandar duas pessoas. Mas, enquanto ainda achava que teria que indicar apenas um, se envolveu nas mais reticentes teorias sobre sua escolha, sob a regência de Cristiânus.

Depois, Vemaria é nomeada a “Anja” da semana e, sem pestanejar, decide, assim como Dandoel na semana anterior, livrar sua patroa do paredão sacrifício. Mas isso não foi nada. Como conseqüência da nomeação, Vemaria teve que escolher duas pessoas para pagar mico por dois dias. Era o tal “Castigo do Monstro”, e a moça escolheu Janabrilha e Micherguy, que ficou furiosa.

Acontece que Micherguy já havia sido “castigada” na primeira semana, e não se conformou em ser escolhida mais uma vez. Como reação, esbravejou, e demonstrou seu ódio propagado contra Vemaria. É claro que os pseudo-jogadores de seu grupo se incomodaram, e já começaram a cogitar a ida de Vemaria ao paredão, por ela ser “forte” no seu grupo.

Ao mesmo tempo, o grupo da moça já imaginava sua ida ao paredão, e tentava se armar para colocar alguém supostamente “fraco”, que pudesse ser vencido por ela. Tamula, ainda mostrando interesses em Dibobo, bate no peito para dizer que a pseudo-namorada do rapaz é a mais fraca da casa. Vemaria, Jaquelinda e Dandoel balançam a cabeça em sinal positivo, e decidem seu voto sem pestanejar.

Acontece que a votação foi surpreendente... Quer dizer, não foi não. Igornorreia indicou um casal, Vemaria e Podrigo (que já estava com fama de corno naquela altura do campeonato). A casa escolheu Micherguy e o enigmático Podrigão.

Depois desse ato, começou a acontecer tudo que há de mais detestável no dia seguinte a uma votação: as desculpas esfarrapadas. Igornorreia reclama por Podrigo não ter gostado da sua decisão, Tamula reclama da justificativa barata de Igornorreia... Mas também não deu em nada não.

É claro que não vou deixar de falar da festinha do sábado que rendeu as situações mais vexatórias, até então. DJ Mocotó foi convidado para animar a festa (quem sabe, bêbados, eles façam algo interessante?). Micherguy e Najália protagonizaram cenas das mais bizarras, se esfregando no cara, que reagia à altura, pegando no mocotó das moças. No final da graça, Micherguy teve praticamente um coma alcoólico e precisou de atendimento médico, numa das cenas mais pavorosas da temporada. E olha que ela tinha detestado a ideia de ficar batendo panelas, hein. Mico por mico...

Por ironia do destino, ela foi executada no dia seguinte (ainda bem que, antes de partir, ela conseguiu mostrar para todos um pouco sobre ela, não é mesmo?). Quem foi executado junto com a moça foi o Podrigo. Isso mesmo: Podrigão foi poupado. Talvez, isso se deve às falas do personagem, que são artigo de colecionador.

Tamula e Diogo ficaram viúvos. Isso foi o suficiente para que os dois ensaiassem junto com a também viúva Vemaria, uma nova edição de um patético triângulo amoroso da sétima temporada da série. Mas não durou muito, pois Vemaria tinha outra empreitada: dar mole para o novo hóspede.

Já ia até me esquecendo. Urinésley e Ardiana, novos personagens que chegaram pra confundir a cabeça dos confinados e movimentar o jogo. Por enquanto, só conseguiram cumprir a primeira missão, pois, entre abraços e sorrisos, todos odiaram a chegada dos dois. Pra falar a verdade, todos não: apenas aqueles que se importam com o jogo. Sobre a segunda missão deles, que seria movimentar o jogo... Urinésley já paga de galã assediado por Vemaria, a viuvinha feliz (nova novelinha chata que está se desenhando), e Ardiana paga de princesinha, iludida (e manipulada) pelo “boa praça” Dibobo.

Voltando aos finalmentes, Biana e Igornorreia se enfrentaram no paredão da semana. Biana, a mais desencanada e “relax” da casa, chorou e se borrou de medo. Igornorreia pareceu confiante. Uma ova! Morreu pedindo desculpas para Deus e o mundo, penitenciado pela fraca e fútil aparição que teve na série.

PS: Para o quarto capítulo, parece que Bonisaw quer mesmo desestruturar o jogo. Uma das pessoas executadas não morreu, e está prestes a aparecer, do nada. Parece ser interessante, mas, analisando a postura deles enquanto confinados, combinada com a postura de quem sobreviveu aos primeiros episódios, acredito que uma boa intervenção seria o envio de um rato bomba, para exterminar quem continua confinado, seguido da entrada de novos personagens, mais dispostos a movimentar o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário