sábado, 8 de janeiro de 2011

RONALDINHO PÃO E CIRCO


Ronaldinho, na época que pertencia à
Turma do Balão Mágico
Ronaldinho Dentucho foi contratado pelo Flamengo. Dã... Todo mundo já sabe, né?

Também sabemos de toda a novelinha que envolveu essa contratação. Sabemos das frustrações, das piadinhas, das revoltas... Aliás, essa historinha encheu nosso saquinho por esses dias.

Como não sou hipócrita, confesso que ficaria feliz se ele fosse contratado pelo meu time. Porém, como sou realista (às vezes, ao extremo), devo confessar que também ficaria bem preocupado.

Na verdade, sempre fico com um pé atrás em relação a essas grandes contratações do futebol brasileiro, que parece que viraram moda. Jogadores desprestigiados na Europa deixando o banco de seus respectivos times para viver dias contados de glória em solo brasileiro. Ou seja, usando os estádios brasileiros (e os zagueiros dos times pequenos) como trampolim.

Calma aí... Continuo sendo fã de carteirinha do Ronaldinho. Mas me decepcionei a partir de cinco anos atrás. Quando o público aplaudia o malabarismo que ele fazia em campo, eu me perguntava se o talento individual conseguiria se adequar ao grupo. A resposta veio com a Copa de 2006.

E também veio com a não-convocação para a Copa de 2010. Na verdade, eu até convocaria o cara, mas apenas devido ao nome que ele conquistou. Pois, tirando algumas piruetas em alguns jogos, ele não estava lá “com a bola toda”, assim como tantos outros craques do nosso futebol (pra falar a verdade, o que o povo não quer admitir é que o futebol brasileiro não vive um bom momento).

Mas o brasileiro não liga. Se a função do Ronaldinho no Flamengo é dar dribles desconcertantes, lençóis maravilhosos e jogadas de efeito, que venha. O fato de o time ser ou não competitivo não importa.

Eu me lembro de 1995. O Flamengo comemorava seu centenário e contratava o técnico Luxemburgo (campeão brasileiro de 1994), e Romário (melhor jogador do mundo de 1994). O time parecia bom, mas o ego interno fez, daquele ano, um ano esquecível para a torcida rubro-negra.

Imagine o Flamengo contratando, para a temporada de 2011, o técnico Muricy Ramalho e o craque Leonel Messi, mas perdesse o Campeonato Estadual para o Fluminense, com um gol de barriga do Fred. E mais, contratasse o Conca para o Brasileirão e, diante de críticas e problemas internos, o time conseguisse apenas terminar o campeonato na posição intermediária. Impossível? Algo semelhante aconteceu em 1995.

Não estou agourando, não. Sempre desejo sorte ao futebol brasileiro. Não sou desses que fica gongando (torci fervorosamente pela seleção na última Copa). Porém, vamos deixar o espetáculo circense de lado e tentar enxergar um outro lado do esporte: o lado que trás resultado.

Um comentário:

  1. Vc sabe falar mto bem sobre todos os assuntos!! Sou sua fã ... Até assunto q nao me interessa, vc escrevendo, leio com prazer... Talento !!
    MJ

    ResponderExcluir