domingo, 2 de janeiro de 2011

Brian Wilson - Good Vibrations


Desejando "Boas Vibrações" para 2011, estou postando essa música, de autoria de Brian Wilson, Mike Love e Tony Asher. Originalmente lançada em 1966 pelos Beach Boys, a música é histórica, e é um clássico da música contemporânea mundial.

Após o lançamento do épico "Pet Sounds", Brian Wilson queria produzir, cada vez mais, álbuns conceituais e sofisticados. Sofisticados até demais em termos de música pop. Ainda em 66, lançaram o single "Good Vibrations", que chegou ao topo das paradas, inclusive auqi no Brasil. Com esse clássico, o público aguardava ansiosamente pelo próximo álbum da banda. Naquela altura, Brian não viajava mais com a banda para as turnês, vindo a passar grande parte do seu tempo no estúdio. Quando voltaram da turnê, os demais integrantes se surpreenderam com a quantidade e com a qualidade das canções do novo álbum, que se chamaria "Smile".

Ocorre que Brian pretendia rivalizar com os Beatles na produção de discos e, com o lançamento de "Revolver", em 1966, o beach boy exigia algo superior. Com tanta música, tantas ideias, e tanta falta de empenho dos músicos de sua banda em trabalhar as novas composições, o álbum demorou a ser lançado. Nesse intervalo, os Beatles lançaram o lendário "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", atrapalhando os planos de Brian que, em meio às drogas e sua esquizofrenia, foi se tornando cada vez mais recluso, e desgostoso com o trabalho.

Ainda em 1967, os Beach Boys lançaram "Similey Smile", com algumas canções que entrariam para esse lendário que não saiu do papel. Mas, por ser feito ás pressas, e sem o entusiasmo de Brian, o álbum não foi bem recebido.

A partir daí, muita coisa aconteceu. Brian foi se afundando cada vez mais em sua depressão, e, a partir dos anos 80, voltou a se erguer. Porém, só na segunda metade dos anos 90, ele consolidou sua carreira solo. Sua banda acabou, com a morte de Dennis (1983) e Carl (1998), irmãos de Brian. 

No novo século, Brian segue produzindo consideravelmente excelentes discos com uma excelente banda de apoio e, presenteando seus fãs, decidiu, em 2004, tirar o lendário álbum "Smile", do papel. Sucesso de crítica. Nada mal para quem sequer conseguia tocar os primeiros acordes dessas músicas, que lhe traziam terríveis lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário