segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A SAGA JACOBINIANA

Janaina, em seu habitat natural
Quando o site UOL criou a enquete “qual o participante que mais se destacou no reality?”, eu imaginava que o participante eleito pela massa seria alguém que já tivesse sido eliminado. Sim, pois os fãs dos participantes “falecidos”, inconformados com a perda irreparável, tentariam a todo custo dizer ao mundo que “houve uma injustiça”, “o programa perdeu a graça”, “não assisto mais”.

E não me espanto muito com o resultado. Janaína Jacobina, 1º lugar nessa citada enquete (pelo menos até o fechamento desta edição) se tornou uma personagem à parte, uma figurinha carimbada. Seus bordões, suas frases prontas repetitivas e suas roupas personalizadas, que mais parecem vestido de boneca de artesanato,  são sua marca.

Seria viagem minha imaginar alguma empresa de brinquedos lançando uma bonequinha dela? Com aquelas roupinhas, não é difícil imaginar. Imagine os acessórios: kit maquiagem e cosméticos, com direito a uma pequena (e justa) parceria da Koleston. Ah, e é claro que a boneca viria com um rolo de papel higiênico grátis, para as meninas trocarem bilhetinhos. Poderia, ainda, a bonequinha funcionar à pilha e, se você apertá-la contra a parede, ela dizer frases, do tipo “cada dia é uma superação”, “isso aqui foi o meu segundo maior presente”, além de bordões, tipo “tendência”, ou seu derivado, “tendência master”.

O único problema de existir uma boneca dessas seria o surgimento de boatos, do tipo: a boneca ganha vida durante a madrugada, escreve bilhetes e deixa no banheiro. Segundo essa lenda, o conteúdo do bilhete seria “Posso confiar em você? () Sim () Não”. E ai de quem responder “não”.    

Mas, enfim, vamos parar de viajar e falar sobre mundo real. Popular, Janaina recebe, diariamente, centenas de mensagens no Twitter e, muitas delas, não passam de elogios prontos, do tipo “Adoro você”, "Eu me identifiquei com você”, “Gostei da sua participação”, blá blá blá. Fora alguns que insistem em repetir bordões da loira, como forma de homenagem. Como seria difícil, trabalhoso e chato demais ter que responder a um por um, o “muito obrigado” da doidinha é simbolizado pelo RT daquele elogio. Certo dia, eu mesmo fiz um teste e consegui um carioso RT.

Tão solícita e esbanjando gratidão, ela decidiu gravar um vídeo de agradecimento no Youtube, onde... Bem, mais uma vez, abusa de frases prontas, bordões, e encerra com uma espécie de “clipe chilique” com a música “Tic Tic Nervoso”. Vou ser sincero: ela me fez rir.

Pra terminar, devo dizer que nunca estive a fim de pegar no pé dela, embora ela peça insistentemente pra isso. E desejo, mesmo, de coração, toda sorte do mundo pra ela. Mas que seja longe do meu banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário