sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A SAFAZENDA 3 - Parte 1

Britto Jr., apresentador de A Fazenda 3
Em se tratando de Reality Show...Um dos mais comentados dos últimos tempos foi esse tal de "A Fazenda 3". O nosso deleite em ver celebridades expostas ao ridículo é tanto que o programa se tornou um grande sucesso.

É claro que, nesta edição, o elenco era uma constelação: de Sérgio Mallandro a Geisy Arruda, passando por Nany People e Mulher Melancia. E, para muitos alienados, esse foi o principal critério de eliminação adotado pelo público: expulsar os mais famosos e transformar o programa em um BBB de luxo. Por que? Teoria escrota, né? Mas muita gente até hoje leva fé nessa letra, ignorando o tosco comportamento dos peões mais "famosinhos".

Ocorreram algumas injustiças. A primeira delas em relação a Monique Evans que, tentando salvar o grupo diante da primeira traição de Dudu, se sacrificou e, diante do desprezo dos demais integrantes, acabou virando comida de avestruz. Geisy foi logo em seguida, quando a galera da casa se aproveitou da sua rejeição externa (o resultado de preconceito, misturado com inveja e falta do que pensar). Mas essa injustiça foi cometida pelo público, que resolveu comprar o peixe estragado da casa (Juju Pela-saco).

A partir do fatídico e lendário episódio envolvendo Tico e o Judaxx... quer dizer, Dudu, a cisma do resto da casa com a Equipe Ovelha se materializou: no boné de hélice do Mallandro, na "boca de boneco de ventríloco" do Viola, no "semblante inexpressivo" do Daniel, na "buzanfa besuntada" da Melancia, no "sorriso de cupim" da Carol, na "voz de Dilma Roussef" da Nany People, nos "olhos irritantemente azuis" da Lise, e, claro (não podia faltar), na "cara de paspalho" do Dudu. Calma, não me esqueci da Janaina, mas... neste ponto do programa, ela era menos importante que aquele leãozinho de madeira da cozinha que não servia pra nada.

O estopim foi a roça envolvendo três ovelhas, onde Tico foi eliminado. O público passou a entender a leitura do jogo e a odiar a previsibilidade do mesmo. Ou seja, a Equipe Ovelha nem podia mais se defender, a não ser com suas justificativas dignas de aplausos na hora da votação. Mas, sempre, dois deles iam pra roça. E voltavam. E os burros mandava eles de novo pra roça. O público mandava eles de volta pra sede... E assim foi.

Lá se foram Mallandro, Nany, Dudu e Viola. Chegando ao término da primeira parte do programa, que era a disputa dos grupos pelos 500 mil, muita coisa estranha começou a acontecer: Janaina mostrou personalidade, ou quase isso; Melancia e Carol grudaram nos ovelhas, principalmente no Sérgio Abreu, recordista de roças; Dudu traiu Nany e... não, isso não me parece algo estranho... Dudu trair alguém? Sei...

Aqui fora, boatos de armação para Sérgio Abreu, Janaína, e até a personalíssima Lise da patinha quebrada eram propagados. O site do programa lançava uma enquete perguntando o que o público queria ver na final, e uma das respostas era: final insesperado. Bah, dá o prêmio pro Clébis, então!

Enquanto isso,  Janaina acabou virando protagonista do programa. Escrevendo supostos bilhetinhos, enfrentando os demais oponentes... Nem parecia a frágil menina triste que dizia para todos que ia bater o sino e vazar de lá. Parecia mais determinada. Determinada a irritar os outros e a desestabilizar a casa. Conseguiu. Numa tacada, tentou forçar a mais estúpida estratégia (de que todos, sem exceção, votassem no Daniel). Aquele ato boçalóide fez com que ela se colocasse na roça com o Carrasco e, de quebra, se fortalecesse, através da indignação (compreendida) dos demais peões. Outra consequência foi atribuir ao Daniel, o iminente eliminado da semana, a função de injustiçado.

Mas, entre call-centers e indignações por parte de torcedores ex-ovelhas, que interpretaram aquilo como "sacanagem com a mina" (já que chamavam a Loira do Banheiro de "ovelha desgarrada"), Janaina eliminou Carrasco por 0,4% de votos. E essa diferença abaixo de 1% acabou virando "tendência". Que saco...

O programa virou outro e os 2 milhões já tinham dona. A emissora simplesmente derrubou o favoritismo dos três ovelhas sobreviventes (Afinal, eles já ganharam 500 mil, né? Chega, tá?), e elegeu o "desiquilíbrio de saia rodada" para ser a heroína. Mas foi tiro na água. A moça mudou tão radicalmente de atitudes e opinião que...


Bem, pra começo de conversa, ela começou a desmentir lá dentro assuntos que haviam sido questionados no Twitter na véspera. Como se não bastasse, largou a raiva recíproca que tinha com o seu grupo e mirou o alvo na Melancia. Simplesmente, perguntou á "funkeira de bagageiro avantajado", do nada, se "era difícil conviver com ela (Janaina). O barato é que Mulher Fo-Foca era a mais odiada da casa pelo público geral naquele momento, e esse fato era absolutamente desconhecido por quem estava lá dentro. Como esperado, a loirinha votou na moreninha, que foi eliminada do programa.


Diante de tanta estranheza do público, eis que a edição começou a pegar no pé da Estranhinha Jacobina: mostrou uma confissão dela sobre o maldito bilhete, e ainda apresentou ao Brasil seu lado delínque (do tipo que furta camisinha de motel).


(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário