quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DICAS LITERÁRIAS

Para tentar abstrair um pouco, decidi mergulhar na literatura. Sugiro a vocês cinco livros excepcionais, que já estão na lista dos mais vendidos. Aproveitem a dica e boa leitura!

“O FALADOR DE 'É PICA!'”
Sinopse: Virola era um ex-jogador problemático que cresceu no Avestrunistão. Seu melhor amigo é Pamonhel, um garoto modelo de rosto inexpressivo, filho do palhaço da família, Mallandrovsky. Virola não entendia o afeto que as pessoas da sua família sentiam pelos outros povos. Aliás, ele nem sabia o que era afeto. Para irritar ainda mais, sua filha Jacoisinha se rebela contra o ódio que ele sente pelo povo de Ovelhistão. Esta rebeldia resultou nos momentos mais tensos do livro. Ao fim, sem o apoio de Jacoisinha, e mais, de suas aliadas de Coelhistão, Melanca e Carola, Virola se vê só, e descobre que seus aliados, Pamonhel e Fiu-Fiu, não passavam de amigos imaginários.

“FINGIR, MENTIR, TRAIR”
Sinopse: É um livro de memórias de 2010, escrito pelo escritor e picareta brasileiro Juju Pelosares. A autobiografia narra a estadia do autor numa Fazenda repleta de pessoas diferentes dele. Sem nenhuma vontade de valorizar a convivência, o primeiro feito de Juju foi trair o próprio grupo, jogando-os contra os outros. Depois, insistiu em não se empenhar nas tarefas diárias, irritando até quem estava protegendo ele. Por fim, apunhala Mamy, sua protetora, e acaba se enforcando, num final digno de Judas.

“A MENINA QUE ROUBAVA KOLESTON”
Sinopse: Sendo narrada pelo sino da eliminação, o livro conta a história de Janaina Jarroubina, uma garota que se encontrou com o narrador algumas vezes durante sua participação no programa e através de um bilhete, escrito pela menina sobre a sua vida, encontrado em meio aos horrores da guerra, o público ficou fascinado com tudo que a menina viu e como sobreviveu, então assim resolveu contar a sua história. Adotada por uma família de avestruzes, ao entrar na nova casa trazia consigo, escondido na mala, alguns cosméticos: Shampoo, condicionador, sabonete e desodorante, que apanhara do quarto do hotel que ficara hospedada antes da estreia do programa. Esses foram os primeiros dos muitos produtos que Janaina roubaria ao longo desses três anos. O desfecho da história é revelador: a menina é descoberta roubando Koleston e, revelando muita força e menos fragilidade, é massacrada pela opinião popular, que buscava alguém mais frágil e chorão.

"A CABANANA”
Sinopse: Livro aborda a questão recorrente da existência do mal através da história de Bananiel Modelo, um homem que vive sob o peso de ter traído a mãe de seu filho. Tentando tocar a vida em frente, o rapaz tenta de tudo, desde a companhia de amigos machistas até cantadas imbecis a torto e a direito. Mas a tragédia acontece quando, em um só momento, Bananiel perde seu grande amigo, Cavaco e, de quebra, tem que aprender a lidar com a rejeição de sua musa, Cagol. Vivendo desde então sob a "A Grande Tristeza", Bananiel se apega a Lisa, sua amiga, e recebe um misterioso bilhete supostamente escrito por Jacobina (talvez, uma versão feminina de Jacob, da série “Lost”), convidando-o para uma visita a uma certa cabana. Ali, Bananiel terá um encontro inusitado com Judas, de quem tentará obter resposta para a inevitável pergunta: "O que tenho que fazer pra ganhar 2 milhões?".

“ELITE DA ROÇA”
Sinopse: Baseado em acontecimentos reais, o livro retrata o quotidiano da Equipe OVELHA (Ordem, Verdade, Esperança, Lealdade, Hombridade, Amor), considerado a elite da Fazenda 3. O livro apresenta a Equipe OVELHA como um esquadrão incorruptível e extremamente valente. Na primeira parte do livro, concentram-se relatos impressionantes sobre o cotidiano dos membros da equipe, inclusive como eles se tornaram perseguidos e crucificados grande parte do tempo. Na segunda, os três sobreviventes viram o jogo e conseguem triunfar na chamada “batalha final”. A terceira e última parte indignou grande parte dos leitores, pois os inimigos passaram a ser exaltados, de forma mal explicada, e a Equipe foi exterminada, deixando milhares de seguidores pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário