terça-feira, 1 de abril de 2014

PRIMEIRO DE ABRIL; DÉCIMO QUARTO BBB


Sabe que dia é hoje? Hoje é 1º de Abril, mais conhecido como “Dia da Mentira” e, coincidentemente (ou não) é o dia da finalíssima do BBB14. Sim, aquele BBB que será lembrado pela casa decorada cem detalhes em cor-de-rosa, e pela final, coincidentemente (ou não) feminina.

Calma, gente... Não estou insinuando nada. Verdade absoluta é o fato de eu enxergar o diretor da atração, nosso querido e estimado Bonisaw, como um menino mimado queimando formiguinhas com uma lupa em um dia ensolarado. Megalomaníaco, genial para uns, boçal para outros. Sádico, prepotente, superestimado.  Com todas essas características, ele vem pilotando a “nave BBB” há quase dez anos. E até parecia pilotar com estilo, quando suas intervenções passavam despercebidas.

O fato é que era fácil colocar os galos de briga no terreiro e deixa-los se engalfinharem. Porém, com o passar dos anos, aqueles galos já não agradavam o público, ou parte considerável do público. Bonisaw precisava agir.

Com Big Fones decididos na hora, Provas do Líder mais do que fajutas, e regras surgindo e mudando num piscar de olhos, alguma coisa parecia estranha. Mas tais intervenções apenas norteavam o pensamento do público, que continuava soberano.

No mais, a final do BBB8, com o estranho empate, decidido por míseros votos em míseros minutos de prorrogação, já me intrigara, mas tudo bem. Tudo bem, sim. No BBB, é tão comum falar em fraude que já virou démodé. Esse argumento vira choro de perdedor. Concordo. É muito fácil você fraudar um jogo como o Big Brother, pois sempre existirá a torcida vencedora, que ignora qualquer argumento dos perdedores, até os mais coerentes. Afinal de contas, o poder das torcidas é o melhor dos argumentos.

Mas, ignorar as principais enquetes na internet para impor uma verdade supostamente absoluta? O povo que vota, que faz mutirão, cria blogs ou coisas do gênero, é o povo da internet. É o povo que não gosta de ver seu participante favorito indo mal numa pesquisa de preferência, por exemplo, do site XYZ. Essas enquetes de sites confiáveis, como UOL, IG, Terra e OFuxico sempre projetaram bem as eliminações. Nesta edição, foi diferente. Justamente quando a Globo havia proibido o UOL de fazer a cobertura do programa (decisão que foi derrubada judicialmente). É como se o diretor do programa quisesse provar que as confiáveis enquetes não valem mais de nada. Assim sendo, mesmo com considerável diferença de votos nas enquetes, as votações “reais” passaram a eliminar aquele que seria o preferido.

Vendo assim, parece absurdo. Mas, para a torcida, é tudo normal. Votaram escondido? Alugaram lan houses? São, de fato, a maior torcida? Várias justificativas são aceitáveis e, no fim, todos passam a acreditar que, de fato, as enquetes não servem para nada. Exatamente como Bonisaw queria.

Por fim, é apenas um jogo, é apenas entretenimento. O fato de pessoas gastarem dinheiro e tempo acreditando em algo que não sabemos ao certo se é o que parece, não é nenhum crime. Tudo bem, nos vemos no BBB15.

“E as hienas dão gargalhadas enquanto se alimentam das próprias fezes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário